Pré - Vestibular
Notícias
Criado em 03/08/2017 07h03 ENEM Por que fazer o Enem? Estudantes contam como usaram a nota.

Estudantes utilizaram o exame para diferentes finalidades e contam como uma boa nota na prova pode ser útil na vida acadêmica

 

 

Quem: Lucas Strasburg Ferreira, 24 anos
Objetivo: bolsa do ProUni na Unisinos

 

“Sou de São Leopoldo (RS) e cheguei a cursar um semestre em uma universidade particular aqui da região, graças a uma bolsa de estudos que obtive como premiação em uma feira de ciências. Porém, devido à distância, horários restritos e incompatibilidade com o trabalho, fui obrigado a desistir do curso. Depois, consegui entrar na Universidade Federal do Rio Grande (Furg), por meio do Sisu, mas também precisei cancelar a matrícula, principalmente por não conseguir trabalhar, já que as aulas aconteciam durante o dia.

Utilizar a bolsa do ProUni foi uma questão estratégica para poder seguir trabalhando. Prestei o Enem novamente e hoje curso Engenharia de Produção, na Universidade do Rio dos Sinos (Unisinos). O processo de inscrição para conseguir a bolsa de estudos é bastante tranquilo, desde que você leia o edital com atenção e tome bastante cuidado em relação às datas. É necessário levar uma série de documentos da família toda, declarações de imposto de renda etc. Isso gera uma correria grande para reunir toda a papelada, já que os prazos são muito curtos.

A bolsa do ProUni que consegui é de 50%, e mesmo assim não tem sido uma tarefa muito fácil bancar o restante. Porém, aqui em casa procuramos manter as contas razoavelmente equilibradas e minha mãe às vezes me dá uma força para pagar a faculdade. Obviamente, tem meses em que se atrasa uma conta aqui para pagar outra ali, mas a gente vai superando.

 

Como técnico em mecânica, passei a maior parte da vida profissional atuando no projeto de máquinas e equipamentos. Embora queira permanecer projetando, hoje tenho intenção de mudar um pouco de área. Pretendo, após me formar, trabalhar com a engenharia mais voltada à saúde, especificamente com o desenvolvimento de próteses, órteses e outros equipamentos que busquem facilitar a vida de pessoas com mobilidade reduzida.

Mais Notícias